Por Dennis Martins
O Conselho Regional de Farmácia de Roraima (CRF/RR) anunciou nesta quarta-feira que apresentou impugnação ao Edital do Concurso Público nº 1 – Prefeitura de Boa Vista para a área da Saúde, publicado em 11 de agosto de 2025. A medida foi tomada após análise técnica e jurídica que identificou inconsistências e incompatibilidades no documento.
De acordo com o CRF/RR, os problemas detectados ferem princípios constitucionais que regem a Administração Pública, especialmente o da eficiência, colocando em risco a efetividade da prestação dos serviços públicos de saúde e, por consequência, a segurança da população.
“O edital apresenta falhas que não podem ser ignoradas. Nosso dever é garantir que os concursos públicos respeitem a legislação e selecione o profissional com a qualificação técnica necessária ao exercício das atribuições atinentes ao cargo. A impugnação é uma medida de responsabilidade institucional,” afirmou a Presidente do CRF/RR, Bianca Crispim.
A impugnação foi encaminhada aos departamentos competentes, e o Conselho aguarda manifestação oficial da Prefeitura de Boa Vista. O objetivo é que o edital seja revisto, assegurando a conformidade legal e o exercício efetivo das atividades essenciais à saúde coletiva.
“O CRF/RR está cumprindo o papel de fiscalização e defesa da sociedade. Não se trata apenas de uma questão técnica, mas de garantir que a população tenha acesso a serviços de saúde seguros e eficazes,” declarou o Conselheiro Federal por Roraima, Adônis Motta.
O Conselho reforçou que seguirá vigilante na proteção da sociedade roraimense e na promoção da qualidade dos serviços públicos, reafirmando seu compromisso com a legalidade e a valorização dos profissionais da saúde.
Mais informações serão divulgadas nos canais oficiais do CRF/RR à medida que houver novos desdobramentos sobre o caso.